(62) 3920-9900

(62) 3093-3646 - (62) 99335-6488

crosara@crosara.adv.br

Goiânia, GO

Setor Oeste

A seis meses do pleito 2022, começa contagem regressiva dos prazos eleitorais

A seis meses do pleito 2022, começa contagem regressiva dos prazos eleitorais

06 abr 2022

Advogado Dyogo Crosara analisa os desafios para os partidos diante do cenário para as eleições deste ano

O calendário eleitoral segue e algumas datas importantes para partidos e futuros candidatos já foram encerradas. Outras, por sua vez, se aproximam e devem ser observadas com atenção para não comprometer o planejamento para o pleito de 2022.

No dia 1º de abril, a janela partidária, que permite a troca de partido sem perder o mandato, foi fechada. No dia seguinte, há exatos seis meses antes das eleições, terminou o prazo para desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa alguns tipos de cargo público.

“Isso foi válido para os prefeitos que vão se candidatar a outros cargos, para os secretários, que precisaram deixar os cargos, de primeiro e segundo escalão”, pontuou o advogado especialista em Direito Eleitoral, Dyogo Crosara, em entrevista à Record TV Goiás.

Nessa data também terminou o prazo para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer. Além disso, venceu o prazo para partidos políticos tenham obtido o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e para confirmação de domicílio eleitoral onde pretende disputar o voto dos eleitores.

Segundo Crosara, o grande desafio para alguns partidos será fazer uma campanha sem dois pontos básicos na eleição deste ano: tempo de TV e Fundo Eleitoral. “Essa é uma eleição em que o Fundo Eleitoral, ou seja, o recurso que é repartido para todos os partidos, terá uma função importante no financiamento das eleições. Como ficará isso com um partido que tem um Fundo Eleitoral muito baixo e não tem praticamente tempo de TV?”, ponderou.

Mais datas de abril

Agora, a partir do dia 1º de abril até 30 de julho, o TSE passa a divulgar propaganda institucional para incentivo da participação feminina nas eleições, dos jovens e da comunidade negra, além de esclarecer regras do sistema eleitoral.

No entanto, a divisão do tempo da propaganda eleitoral gratuita para as Eleições Gerais de outubro somente será definida no segundo semestre, depois de audiência pública com representantes dos partidos políticos, das federações e das emissoras de rádio e televisão para debater a elaboração do chamado plano de mídia. A propaganda será veiculada de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de segundo turno, a transmissão ocorrerá de 7 a 28 de outubro.

Seguindo o calendário eleitoral, em abril, vence também o prazo para o órgão de direção nacional do partido político ou da federação publicar, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatas e candidatos e para a formação de coligações.

É neste mês também, a partir de 5 de abril, que é vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração das servidoras e dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição

Saiba mais em TSE