(62) 3920-9900

(62) 3093-3646 - (62) 99335-6488

crosara@crosara.adv.br

Goiânia, GO

Setor Oeste

Rosa Weber toma posse como presidente do TSE às vésperas das Eleições 2018

Rosa Weber toma posse como presidente do TSE às vésperas das Eleições 2018

15 ago 2018

Magistrada discursou sobre o momento de “descrédito” na política brasileira e o que tem sido feito para garantir segurança às votações

Durante a cerimônia de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Rosa Weber destacou a necessidade de resgatar a importância e respeitabilidade da atividade política “neste momento de indesejável desencanto e descrédito”. Tendo assumido o cargo na última terça-feira (14), véspera do encerramento do registro de candidaturas, a magistrada acredita que a “atividade política é essencial à democracia”. Com o mandato à frente da Corte Eleitoral até maio de 2020, Weber é a primeira mulher a conduzir uma eleição geral no Brasil.

“Assegurar, na esfera de competências do TSE, todos os meios que viabilizem o processo diário de fortalecimento das instituições e de consolidação da democracia”, de acordo com a ministra, será sua primeira missão após assumir o cargo. Para as Eleições de 2018, a magistrada garantiu a segurança das urnas eletrônicas e explicou que, neste ano, será adotado o mecanismo de auditoria em tempo real, o que, de acordo com Weber, irá ampliar a transparência e segurança no processo eleitoral.

Presidida pelo ministro Luiz Fux, a cerimônia também contou com a posse do ministro Jorge Mussi como corregedor-geral da Justiça Eleitoral e também do ministro Luís Roberto Barroso, que irá assumir o cargo de vice-presidente da Corte Eleitoral. A nova presidente do TSE destacou que Fux, juntamente com sua equipe, combateram as Fake News para as eleições, tendo pavimentado “de forma atenta e minuciosa o caminho a ser trilhado” nas votações deste ano.

Ministra efetiva do TSE desde maio de 2016, Rosa Weber trabalhou no Tribunal Superior do Trabalho (TST) de fevereiro de 2006 a 2011, mesmo ano em que foi nomeada ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada ingressou na Corte Eleitoral em junho de 2012, como ministra substituta até sua posse como titular.