(62) 3920-9900

crosara@crosara.adv.br

Goiânia, GO

Setor Oeste

Alerta: WhatsApp tem se tornado ferramenta frequente para golpes

Alerta: WhatsApp tem se tornado ferramenta frequente para golpes

01 dez 2023

Com algumas dicas, saiba como é possível evitar ser vítima dos criminosos

O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais populares, quando o assunto é comunicação. E tanta popularidade também tem contribuído para o aumento do uso dele como ferramenta para prática de crimes, como roubo de conta, criação de perfis falsos, e outras artimanhas para conseguir informações e pagamentos, como transferências bancárias, por exemplo.

O mais comum é a criação de perfil falso. Nos últimos dias, pessoas se passando por representantes do escritório Crosara Advogados, por exemplo, entraram em contanto com clientes solicitando pagamento para levantamento de valores provenientes de processos judiciais. Importante: o escritório não utiliza a ferramenta para este fim, e nem tampouco solicita liberação de valores.

Segundo dados da Mobile Time e Opinion Box, mais de 40% dos usuários brasileiros já passaram por alguma tentativa de fraude dentro do aplicativo.  Por isso, existem algumas formas de proteção para evitar que esse e outros tipos de golpes pelo aplicativo de comunicação.

Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a receber de seus contatos; ou ainda quando a foto não estiver vinculada a um número oficial ou da pessoa que você tem armazenado. Em caso de suspeitas e solicitação de dados ou pagamentos, ligue para o contato e confirme todas as informações.

É importante ficar atento com mensagens sobre falsos auxílios, cobranças, ações, promoções, produtos e ofertas financeiras, em que criminosos aproveitam para roubar dados importantes de pessoas; links estranhos para saber mais sobre determinado assunto; e atualizações falsas do aplicativo, que são usadas para capturar dados de usuários.

Mesmo com todas a dicas, caso haja suspeita de ser vítima desses tipos de crime, entre em contato com a polícia. Atualmente, existe uma delegacia especializada em Crimes Cibernéticos, que pode auxiliar com informações e procedimentos.

Canais de comunicação oficiais do escritório Crosara Advogados:

crosara.adv.br

@crosara_adv

crosara@crosara.adv.br

(62) 3920-9900

(62) 9 9335-6488