(62) 3920-9900

(62) 3093-3646 - (62) 99335-6488

crosara@crosara.adv.br

Goiânia, GO

Setor Oeste

TSE disponibiliza consulta de prestação de contas de candidatos

TSE disponibiliza consulta de prestação de contas de candidatos

21 set 2018

Informações são consolidadas com materiais enviados à Justiça Eleitoral. Outra novidade é o uso de assistentes virtuais em redes sociais para sanar dúvidas de eleitores

A partir de um apanhado geral de informações, qualquer cidadão pode consultar estatísticas consolidadas a respeito da prestação de contas de partidos políticos e candidatos à Eleição 2018 no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os novos dados se diferenciam das estatísticas do DivulgaCandContas por serem consolidados com outros diferentes materiais recebidos pela Justiça Eleitoral. Disponível na aba “Prestação de Contas”, o sistema realiza uma procura apurada sobre informações de despesas pagas e Receitas angariadas com recursos privados e públicos, além de Receitas/Despesas contratadas e pagas.

Anteriormente, o TSE disponibilizava dados detalhados de eleitorado e candidaturas em abas individuais no link “Estatísticas Eleitorais”. Com a nova ferramenta, os interessados também podem se informar sobre o caráter das despesas mais frequentes, o tipo de prestador, maiores fornecedores e origem de despesas. A busca pode ser feita a partir do partido, cargo, município, estado, tipos e fontes de receita e conjuntura de candidatura.

Além de pesquisar a utilização dos recursos em candidaturas por gênero, o sistema permite a consulta de uma série de outras informações, como a receita do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário, doações pela internet, rendimentos de aplicações financeiras, financiamento coletivo e recursos para realização de eventos ou comercialização de bens.

Dúvidas

Com o objetivo de auxiliar com a interação nas redes sociais, o TSE está utilizando assistentes virtuais no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus) para sanar dúvidas de eleitores sobre candidatos e a Eleição 2018. Operando como perfis, disponibilizam opções de consulta, como como “quitação eleitoral”, “candidatos”, “dúvidas frequentes” e “situação eleitoral”, após o eleitor enviar uma mensagem.

O Tribunal explica que a opção “candidatos” informa se a candidatura de determinada pessoa foi deferida ou não, assim como programa de governo e dados básicos do candidato. Os assistentes disponibilizarão um documento para consulta ou fornecerão a opção de ir ao DivulgaCandContas.

Ao informar o nome completo e número do título de eleitor, no campo “situação eleitoral”, o cidadão pode consultar se está apto ou não a votar no mês de outubro. Também é permitido verificar a zona eleitoral e recuperar o número do título, fornecendo a data de nascimento e o nome completo da mãe.