(62) 3920-9900

crosara@crosara.adv.br

Goiânia, GO

Setor Oeste

Rua 01 e Av. T-07

Momento de compromisso com o processo eleitoral é reforçado em workshop sobre Eleições 2022

Momento de compromisso com o processo eleitoral é reforçado em workshop sobre Eleições 2022

30 jul 2022

Advogado Dyogo Crosara participou do evento, realizado pela ABC em Goiás, com presença de jornalistas, e falou sobre calendário eleitoral, forma correta de divulgar notícias, pesquisas e urnas

O cenário eleitoral foi tema do Workshop: A Comunicação nas Eleições 2022, realizado pela Agência Brasil Central (ABC) de Goiás. O evento, também transmitido pelo YouTube da TV Brasil Central, foi conduzido pelos jornalistas Paulo Bherings e Rafael Vasconcelos, com a presença de Dyogo Crosara, advogado especialista em Direito Eleitoral.

Principais datas do calendário eleitoral, convenções partidárias, registros de candidatura, início da propaganda eleitoral, cotas de gênero, gastos, urna eletrônica, notícias falsas. Esses foram alguns dos assuntos que estiveram na pauta, direcionada em sua maioria pelas perguntas dos profissionais de comunicação e interações pela internet.

Notícias

Principal preocupação da área de comunicação, o modo de levar as notícias à sociedade precisa de certo zelo nesse período eleitoral, para não gerar privilégio e manter espaços iguais para candidatos. Nesse sentido, o advogado ressaltou, inclusive, que propagandas pagas na internet estão proibidas. “O candidato pode se utilizar da sua rede social, dos blogs financiados pelo próprio partido, mas ele não pode fazer propaganda paga na internet. Isso não é legal”, ponderou Crosara.

Urnas eletrônicas

Sobre as urnas eletrônicas e a segurança do processo de votação, Crosara reforçou sobre as 30 barreiras de segurança da urna, utilizada pela Justiça Eleitoral; dos mais variados testes públicos que ela já foi submetida; e o processo no dia da votação, lembrando que o aparelho não é conectado à internet. “O sistema é confiável, e sempre funcionou. A fraude não passou a existir de um dia para o outro. Isso é uma tentativa de acabar com a democracia”, afirmou, lembrando das 14 eleições já realizadas nesse formato.

Pesquisas

As pesquisas eleitorais também estiveram em pauta. O advogado eleitoral falou da importância de divulgar somente aquelas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dando todas as informações a quem está recebendo aqueles dados do processo da pesquisa realizada (período, quantidade de pessoas etc.).

Para Dyogo Crosara, as pesquisas da forma que estão sendo feitas não conseguem medir a velocidade de mudança de pensamento do eleitor. “As pesquisas são fotos, a eleição é um filme. Então ela representa o momento da coleta daquele dado, mas a eleição é um filme que vai rodando durante todo o processo eleitoral”, compara Crosara. Ele ressaltou ainda que qualquer enquete realizada sobre o processo eleitoral está proibida a partir de 15 agosto.

O especialista em Direito Eleitoral ressaltou ainda a importância dos meios de comunicação e, principalmente, dos jornalistas nas Eleições 2022: “O jornalismo é um sacerdócio neste momento. É um sacerdócio para a democracia. Que todos os jornalistas saibam da importância que terão nesse processo eleitoral, a importância de informar certo, importância de construir a informação correta”.

O workshop pode ser conferido na íntegra: